Esgoto

Coleta

A rede coletora de esgoto da Estância Turística de Santa Fé do Sul atende 100% da população e permanece em constante expansão na exata medida do crescimento da cidade.

 

Tratamento

O nosso sistema de tratamento de esgoto é composto por duas bacias, a bacia do córrego da mula , e a ETE na bacia do Córrego do Marruco.
A bacia do Córrego da mula fica situada ao norte da rodovia Euclides da Cunha.è a maior bacia hidrográfica, drenando parte dos esgotos da zona Central da cidade.

Do total dos esgotos coletados, da bacia ETE- Marruco, por meio de lagoas de estabilização, depura aproximadamente 35%.Os restantes 65% são drenados para a bacia do Córrego da Mula, onde são lançados no Córrego São José.

O conjunto dessas lagoas funcionam no sistema australiano, em série, sendo a primeira anaeróbica, que recebe o esgoto, bruto, atuando na pré-remoção de resíduos, estima-se 55% de redução da DBO5.

Após esse fase, o processo continua na lagoa facultativa, complementando-se o ciclo de tratamento, sendo, seu efluente encaminhado à célula de maturação, objetivando-se considerável redução de coliformes ( patogênicos),antes de ser conduzido ao curso d'água natural.

O efluente da ETE será encaminhado ao Córrego São José, na junção dos Córregos Cabeceira da Mula e Cabeceira Cumprida .Ele está enquadrado como de Classe II conforme o decreto 10.755 de 22/11/77, e,em função de sua classificação é permitido o lançamento de até 5 mg/l de DBO5.


Manutenção

Da mesma forma que o Departamento de Água, o sistema de coleta, e tratamento de esgoto do SAAE possui uma importante infra-estrutura de manutenção montada, formada por equipes de funcionários especializados e equipamentos específicos, atendendo a população 24 horas por dia.

Menu